top of page

LEVADA DA CALHETA - PONTA DO SOL OU DO ARCO DA CALHETA OU NOVA DOS CANHAS

Madre, Central Hidroeléctrica da Calheta (650 mts) – Fim, Lombo das Terças (620 mts) – 16 Km

A Levada da Calheta – Ponta do Sol, foi incluída na obra número 13 do Plano de aproveitamentos hidráulicos da Madeira, definido pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações em 1943. A sua construção, executada pela Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira (CAAHM), foi concluída em 1953.

O principal benefício deste aproveitamento, seria a utilização da grande quantidade de água das bermas do Paúl da Serra, para produção de energia eléctrica antes da sua utilização para regadio. O plano consistia em remodelar, reformular a até juntar levadas já existentes (Levada do Pico da Urze, Levada do Alecrim, Levada Velha e Levada Nova do Rabaçal, Levadinha da Serra, e Levada da Ribeira Seca) e construir  novas levadas (Levada do Seixal, Levada da Rocha Vermelha e Levada Pequena do Paúl). O comprimento total das levadas deste aproveitamento é de 40 653 metros, sendo 4 752 destes em túneis.

Toda a água recolhida por estas levadas, é direcionada para a Central Hidroeléctrica da Calheta, sendo o aproveitamento hidroeléctrico, fruto da queda de água dos três níveis de captação (1280 metros no escalão do Paúl da Serra, 966 metros no escalão do Rabaçal e 831 metros no escalão da Rocha Vermelha), para os 650 metros, cota da localização da central. A partir da câmara de regularização da Central, nascem duas levadas, a Levada Calheta-Ponta do Sol para prover regadio aos sítios a Este da Ribeira da Calheta até à Ribeira da Ponta do Sol e a Levada da Ponta do Pargo para irrigar aos sítios a Oeste da Central até à Ponta do Pargo.

Do grande plano definido em 1943, noutro item, constava a construção duma Central Hidroeléctrica na Ribeira da Ponta do Sol. As águas sobrantes da Levada Calheta-Ponta do Sol, seriam destinadas à produção de energia eléctrica com uma queda útil de 250 metros, onde actualmente se localiza a Madre da Levada Nova da Ponta do Sol, a construir numa fase mais adiantada do plano, mas nunca realizada.

bottom of page