top of page

LEVADA DO BOM SUCESSO

Madre, Ribeira de João Gomes (260 mts) - Fim, Caminho do Palheiro (175 mts) - 3,5 Km

Ramal desactivado; Madre, Montado dos Lourais (1075 mts) - Fim, Caminho do Meio (710 mts) - 6,2 Km

"A Levada do Bom Sucesso teve seu começo no ano de 1855 com pequeno caudal e um insuficiente aqueduto.
Foi pelos fins do século passado <séc. XIX> e nos primeiros anos do século actual <séc. XX> que se construiu a «caixa geral» dessa levada e se fez a aquisição do montado dos Lourais. Por 1910 ou pouco depois, foram adquiridos novos e importantes mananciais." Em “Elucidário Madeirense"

Esta levada, de propriedade particular, é referenciada no citado livro pelo seu valor e benefício que prestava à agricultura no concelho do Funchal, mais especificamente à freguesia de Santa Maria Maior. Segundo medição realizada em 1939, o fluxo da Levada do Bom Sucesso era de 27,4 litros por segundo.
Actualmente é possível percorrer a levada entre a sua madre, na Ribeira de João Gomes e o sítio do Bom Sucesso, a partir daí, encontra-se canalizada (e) ou desactivada, ao longo da Estrada Visconde Cacongo, anteriormente designada como Caminho da Levada do Bom Sucesso.
O ramal da levada com início no Montado dos Lourais ou dos Loiros, desenvolvendo-se nas proximidades do Caminho dos Pretos e terminando na Choupana, encontra-se desactivado e intransitável. No entanto, chegou aos dias de hoje, incólume aos incêndios e às usuais quedas de eucaliptos, uma imponente ponte de pedra sobre a Ribeira de São Martinho.
No livro, "Madeira: Old And New" de W. H. Koebel, publicado em 1909, podemos encontrar duas fotografias da Levada de João Gomes, uma delas na berma dum precipício de 300 metros. É presumível que estas fotos sejam da Levada do Bom Sucesso.

bottom of page