top of page

LEVADA DO CHÃO DA RIBEIRA

Madre, Ribeira do Seixal (550 mts) - Fim, Sítios do Farrobo e da Serra de Água, Seixal - 5 km

 

Em 1947, iniciava-se a construção da Levada do Norte, que direccionaria importantes mananciais da costa norte para o sul da ilha. A grande levada, possuiria a sua madre na Ribeira da Hortelã, alimentando-se igualmente de outros córregos e ribeiros do vale da Ribeira do Seixal. Este desvio de caudais, implicaria uma redução substancial do caudal, das já existentes levadas alimentadas a jusante pela Ribeira do Seixal.

 

Em compensação, seria incluída na obra de construção da Levada do Norte, pela Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira, a ampliação e remodelação da Levada do Chão da Ribeira, em cerca de 5.000 metros, garantindo as necessidades de regadio da freguesia do Seixal.

 

A Levada do Chão da Ribeira divide-se em dois ramais principais, no sítio do Serrado, um para cada margem da Ribeira do Seixal. O ramal da margem direita ou da Serra de Água, acompanha o ancestral Caminho do Chão da Ribeira e o ramal da esquerda ou do Farrobo, aproxima-se do centro da freguesia pela também antiga Vereda do Moinho. Em ambos os ramais, a levada conserva em várias partes, uma construção antiga, escavada no terreno e emparelhada em pedra, mantendo-se em harmonia com os caminhos que acompanha.

bottom of page