top of page

LEVADA DAS RABAÇAS

Madre, Fontes das Rabaças, sítio do Cascalho (1.320 mts) – Fim, Boca jusante do túnel variante da Levada do Norte, proximidades da Boca da Encumeada (993 mts) – 7 km

A Levada das Rabaças pertence às levadas de captação para a central hidroeléctrica da Serra de Água ou de Salazar, como foi inicialmente designada quando inaugurada, em 1953. No entanto, este canal não é da mesma altura da levada do Norte que alimentava a central desde a sua inauguração.

Esta construção, foi já da segunda fase do plano dos aproveitamentos hidroagrícolas, pertenceu à obra n.7, o aproveitamento hidroagrícola da Ponta do Sol e Ribeira Brava, tendo esta levada o propósito de reforçar a produção de energia eléctrica na central da Serra de Água e lançar mais água no regadio das terras de Ribeira Brava e Câmara de Lobos.

Em Novembro de 1961, já as águas da levada das Rabaças, eram entregues ao caudal da Levada do Norte, junto à Boca da Encumeada e cumpriam o seu objectivo. A levada tem uma extensão de 7.000 metros, sendo 2.659 metros em túneis. Para a história ficava furado o mais extenso túnel da Madeira, até à data, entre a Ribeira da Fajã das Éguas e a Ribeira da Fonte do Juncal com cerca de 2,3 km.

bottom of page