top of page

LEVADA DO FACHO

Madre, Cruz da Caldeira, Levada do Norte (540 mts) - Fim, Sítio do Facho (500 mts) – 1 Km

A levada do Facho acompanha pelo lado nascente, o lombo do Pico do Facho ou do Galo como é mais comumente conhecido, lombo este que termina ostentosamente no Cabo Girão. Este pico, outrora um ponto de vigia, teria visibilidade para toda a costa entre a Ponta do Sol e a Ponta do Garajau.
Esta levada é uma derivação da grande levada do Norte que foi inaugurada em Junho de 1952. Fruto de 5 anos de trabalho intensivo, precedido de um ano de estudo em terreno e de dezenas de anos de conjectura e planos para a realização do mesmo. O plano inicial de 1927, da autoria do Sindicato Agrícola de Câmara de Lobos, seria absorvido e incluído nas grande obras de aproveitamentos hidráulicos do país, executada na Madeira pela Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira.
O lanço Sul da levada do Norte ou Ribeira Brava – Câmara de Lobos possuía uma extensão total de 35.539 metros, dois quais 33.367 em céu aberto e 2.172, divididos por 13 túneis. A rede secundária de rega, canais novos e remodelados, neste lanço, possuía um desenvolvimento de 59 quilómetros, onde este ramal se incluía.
A levada do Facho irriga os férteis e soalheiros terrenos da Caldeira, Facho e Rancho, substituindo para o efeito um antigo ramal da levada da Serra do Estreito ou da Rouca.

bottom of page