top of page

LEVADA NOVA DE SANTA CRUZ OU NOVA DO POISO OU NOVA DO SANTO DA SERRA

Madre, Ribeira de Santa Cruz (490 mts) - Fim, Sítio da Igreja, Água de Pena (150 mts) - 10 Km

A construção da Levada Nova de Santa Cruz foi incluída no item número cinco do grande plano dos Aproveitamentos hidráulicos da Madeira, definido em 1943. Juntamente neste item, estava prevista a construção da central hidroeléctrica do Santo da Serra a estabelecer junto à madre desta levada, na proximidade da junção da Ribeira da Serra de Água com a Ribeira Primeira.
A central hidroeléctrica a construir teria uma potência de 200 kVA, sendo alimentada por um caudal estimado de 94 litros por segundo e com uma altura de queda de 300 metros, proveniente da Levada dos Tornos. Após a rentabilização eléctrica destas águas, estas, juntamente com as captadas na Ribeira de Santa Cruz constituiriam o caudal desta Levada Nova de Santa Cruz.
A construção destas levadas, transitou para uma segunda fase do plano, tendo sido concluídas em 1966. A central hidroeléctrica do Santo da Serra não seria construída. A água que chega ao fim da Levada dos Tornos é lançada à Ribeira da Serra de Água, afluente da Ribeira de Santa Cruz, correndo naturalmente no leito destas ribeiras, até ser novamente captada novamente na Madre da Levada Nova de Santa Cruz.

bottom of page