top of page

LEVADA VELHA DO RABAÇAL OU DO RISCO OU DO FURADO VELHO

Madre, Fontes do Risco (1050 mts) - Fim, Lombo da Raposeira (900 mts) ? - 24 km


Por ofício do Governador e Capitão da Madeira, foi designado em 1768 o Engenheiro Francisco de Alencourt de examinar a qualidade e quantidade das águas das nascentes do Rabaçal de modo a fazê-las chegar às freguesias dos Canhas, Arco, Estreito da Calheta, Prazeres, Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo, Porto Moniz ou até onde fosse possível.
Os trabalhos estatais para a construção desta levada iniciaram-se em 1835, embora haja relatos de vestígios nessa altura de aproveitamentos hídricos anteriores.
A sua construção foi interrompida várias vezes, tendo sido realizado em 1855 um feito histórico com a construção do Túnel das Estrebarias, também chamado de Furado Velho. Pela primeira vez na história da Madeira as excedentes águas da costa norte atravessaram a ilha para a mais ressequida costa sul.
As obras foram concluídas em 1860 e permitiram a rega nas freguesias dos Prazeres, Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo e Paúl do Mar.
Actualmente a levada só é explorada entre o Risco e as proximidades da casa do Rabaçal onde as suas águas são dirigidas para a Levada das 25 Fontes, destinada à produção de energia eléctrica na Central da Calheta e a regadio a jusante.
Referência bibliográfica: "Elucidário Madeirense"

bottom of page