top of page

LEVADA DO FURADO

Madre, Ribeiro Frio (870 mts) – Fim, Casa de água dos Lamaceiros/ Levada da Portela (840 mts) - 8,5 Km

PT// A levada do Furado é uma das levadas mais antigas da Ilha da Madeira e encontra-se ainda em funcionamento com o mesmo propósito com que foi construída, a irrigação da freguesia do Porto da Cruz. Faz parte da lista de percursos recomendados pela página oficial do turismo da Madeira, www.visitmadeira.pt, encontra-se em excelente estado de conservação e de segurança.
A data da sua construção é desconhecida, sabe-se que foi adquirida pelo Estado ao primeiro conde de Carvalhal em 1822.
O aqueducto ou caixa da levada é partilhado com a água de outra levada, a levada da Serra do Faial. Na casa de água dos Lamaceiros, onde termina, é feita a separação das águas; a água da levada do Furado é dirigida para a levada da Portela e a restante água continua na levada da Serra do Faial.
No passado a partilha de águas no aqueducto era mais complexa, era partilhado pela levada do Furado, do Juncal, da Serra do Faial e Nova do Furado ou dos Accionistas, sendo para isso utilizadas caixas divisórias no referido sítio dos Lamceiros e no sítio do Lombo da Raiz. Essas caixas foram aprimoradas para casas de água, em 1906 e subsistem até os dias de hoje.

EN// The “Levada do Furado” is one of the oldest “levadas” of the Madeira Island and is still working with the same purpose with wich it was built, the irrigation of Porto da Cruz parish. It is a recommended trekking route by the official website of Madeira Tourism, www.visitmadeira.pt, is in excellent condition and very safe.
Its construction date is unknown, it is know that it was acquired by the state, in 1822, from the first Count of Carvalhal.
The aqueduct or “caixa da levada” is shared with the “Levada da Serra do Faial” water. At the Water house “Casa de Água” of Lamaceiros, where the “Levada do Furado” ends, the water is separated; the “Levada do Furado” water is directed to the “Levada da Portela” and the remaining water flows in the “Levada da Serra do Faial”.
In the past, the water sharing of the aqueduct was more complex, it was shared by the “Levada do Furado”, “Levada do Juncal”, “Levada da Serra do Faial” and “Levada Nova do Furado ou dos Accionistas”, with the use of partitions boxes “Caixas divisórias”, on “Lamaceiros” and “Lombo da Raiz”. Those boxes were upgraded to water houses in 1906 and still exist to the present day.

bottom of page