top of page

LEVADA DO ALECRIM   OU DO PAÚL I OU GRANDE DO PAÚL OU NOVA DO LAJEADO OU DOS MOINHOS

Madre, Ribeira do Lajeado ou da Janela (1.304 mts) – Fim, Câmara de Carga do Paúl (1.280 mts) – 3,8 Km

A construção da levada do Alecrim foi incluída no item n.º 4, das obras da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira, tendo sido concluída em 1953. Faz parte do conjunto de três escalões de levadas de captação de água, que alimentam a produção de energia eléctrica na Central Hidroeléctrica da Calheta e posteriormente contribuem para o regadio dos concelhos da Calheta e Ponta do Sol.
As ribeiras do Lajeado, Água Negra e Alecrim alimentavam várias levadas até à década de 40 do século passado, altura em que se iniciaram os estudos para o grande aproveitamento hidroeléctrico da Central da Calheta. De modo a garantir uma convergência de todas as captações existentes, às pás das turbinas da futura central, foi necessário haver uma grande remodelação e até descontinuação das existentes levadas do Paúl.
A nova levada do Alecrim, traria a si a responsabilidade de recolher todas as escorrências da berma do Paúl, entre a Ribeira do Lajeado e a Câmara de carga do Paúl da Serra. Para o efeito, foi aproveitado e remodelado o troço inicial da antiga Levada dos Moinhos.
A levada do Alecrim pertence ao escalão do Paúl da Serra, o mais alto dos três escalões da central. Possui 3.783 metros de extensão, captando os mananciais da Ribeira do Lageado ou Grande e da Ribeira do Alecrim, ambas afluentes da Ribeira da Janela.

bottom of page