top of page

LEVADA DO BARREIRO

Madre, Proximidades do Poço da Neve (1570 mts) – Fim, Sítio do Tanque (490 mts) – 7,5 km

Nas vertentes da Ribeira de Santa Luzia, as escorrências das fontes da Choupaninha, Alagoa, Pedras Moles, Junqueira, Pico da Fajã, Terreiro dos Pessegueiros e das Minas são direccionadas e reunidas para formar o caudal da Levada do Barreiro.
A tiragem da Levada do Barreiro remonta aos finais do séc. XIX, faz parte duma geração de levadas baseadas em captação de água de fontes, tal como a Levada da Negra e da Alegria, isto porque, os mananciais dos leitos das ribeiras estavam reservados às levadas primordiais a jusante, neste caso, as levadas de Dª Isabel, dos Moinhos e de Santa Luzia. Esta contrariedade, é o denominador comum da maioria das levadas com captação em fontes de altitude, resultando em traçados com grande desnível vertical.
A levada do Barreiro, no seu percurso, visita vários níveis diferentes de vegetação, incluindo o Parque Ecológico do Funchal, área onde é realizado o esforço de reintroduzir e aumentar a presença da flora autóctone madeirense. No entanto, este percurso ainda aguarda a reposição do nível de segurança, afectado pelos vários temporais dos últimos anos e restabelecimento como Percurso Recomendado pela Direcção Regional do Turismo da Madeira.

bottom of page